COMBATE AO TABAGISMO

COMBATE AO TABAGISMO

Desde 1987 a OMS vem comemorando o Dia Mundial Sem Tabaco, alertando a população sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo. O tabagismo é uma dependência psicológica e física do tabaco, responsável por mais de 50 doenças, as principais são no trato respiratório, cardiovasculares, hipertensão, aneurismas cerebrais e aórticos e derrames cerebrais. Há também, entre as doenças, pelo menos 12 tipos de câncer: de pulmão, boca, laringe, faringe, estômago, esôfago, pâncreas, rim, fígado, colo de útero, bexiga e alguns tipos de leucemia.

O Projeto Fazendo Diferença – FAZDI, em virtude disso e com a intenção de somar na prevenção e no combate ao tabagismo no Brasil, organizou no mês de maio do presente ano, palestras que visaram o perigo do uso do tabaco e ao mesmo tempo as diversas formas de preveni-lo.

O dia 31 de maio comemoramos o dia Mundial Sem Tabaco, mas no mês inteiro celebramos os seguintes temas: “Saúde e Cigarro, uma relação possível?” “Estratégias de prevenção ao uso do Tabaco.” “Cigarro, uma substância lícita: Como viver em sobriedade?” “O Tabagismo na Contemporaneidade”. Como encerramento, fizemos uma peça de teatro que fortaleceu a compreensão dos temas entre os acolhidos, e os mesmos no final se organizaram em grupos pequenos para realizar propagandas que ajudariam no combate ao uso do tabaco.

Por Héctor Jesús