O que é o Programa Semear?

O que é o Programa Semear?

Fundado em 2006, o Programa SEMEAR foi criado como parte das ações do Projeto FAZDI. Inicialmente trabalhávamos somente com a prevenção ao uso de drogas por meio de palestras em escolas e instituições.

Todas as ações do Projeto FAZDI têm como base o estudo e a avaliação. E assim foi com o SEMEAR, a equipe se debruçou aos estudos e na avaliação dos resultados que estavam sendo apresentados. Como já mencionado em outros textos, tão importante quanto a prática é a teoria. E a teoria nos mostrou que existe uma linha tênue entre prevenção e promoção.

A prevenção feita de modo indevido pode resultar em seu público-alvo um efeito reverso, acabando por estimular o uso, a curiosidade, se tornando uma promoção do tema. Além de compreendermos que o uso de drogas é o resultado de algo muito mais profundo e complexo, como se estivéssemos olhando um iceberg e as drogas fossem a ponta dele e o que está imerso é tudo aquilo que está por trás dessa doença, são as causas.

Assim, o Programa passou por uma inovação, e uma nova forma de trabalho foi desenvolvida. Não focamos mais nessa ponta do iceberg, mas sim, no que está submerso.

Compreendemos que cada pessoa é integral, é um ser Biopsicossocial, Ambiental e Espiritual (Naomi Brill, 1985). Sabemos que quando estamos diante de alguém estamos nos relacionando com o todo, ninguém é parte de algo, é só social ou só emocional, somos por inteiro, somos seres incrivelmente complexos.

Por isso, o Programa SEMEAR desenvolve suas ações de forma contínua e planejada. O público-alvo participa de  diversos encontros onde  é o sujeito ativo, ou seja, é valorizado, é estimulado, é parte de todo o trabalho.

Não nos configuramos mais como palestra, porque aprende e se transforma quem se envolve, quem vê significado no que está sendo proposto, quem vê sentido no que está sendo feito, quem se sente desafiado e estimulado.

Nossos temas abordam todos os aspectos constituintes do ser humano, buscamos fortalecer e valorizar cada sujeito.

Hoje, entendemos que nossos objetivos são alcançados por meio da escuta, do desenvolvimento de habilidades socioemocionais e do pensamento crítico.

Prevenimos e valorizamos a vida!

Copyright © 2017 Fazdi Projeto Fazendo Diferença. Todos os direitos reservados.